Relógio do Sol: cartão postal de Franca

24 - 10 - 2019- Franca

Franca Franca

Importante patrimônio de Franca, o Relógio do Sol fica localizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade. Peça rara, é considerado um cartão postal de Franca e atração para quem passa pelo local.
O monumento foi construído e montado entre 1886 e 1887 pelo capuchinho francês frei Germano de Annecy, que viveu por vários anos no Brasil.

O Relógio do Sol de Franca, juntamente com outro exemplar existente na cidade francesa de Annecy, são os únicos existentes no mundo.
A construção do relógio contou com a contribuição financeira da população local na época. O monumento fica virado para a Fonte Luminosa, marcando as últimas horas da manhã e as primeiras da tarde, sendo que o quadrante leste (voltado para a rua Major Claudiano) mostra as primeiras horas de cada dia até por volta das 11 horas. Já o quadrante oeste, voltado para o pôr do sol, mostra a hora no período da tarde até o anoitecer.

Na face Norte do relógio há um diagrama gravado na coluna de mármore. Ele tem como função indicar a posição do sol ao meio-dia, em sua passagem pela constelação zodiacal. O Relógio tem quatro mostradores de horários, um mostrador zodiacal e a posição de Franca na esfera celeste.
Considerado um símbolo de Franca, o Relógio do Sol é um patrimônio tombado pelos Condephaat estadual e municipal.

Em dezembro de 2017, o Relógio do Sol foi danificado após um forte temporal que atingiu Franca. As peças foram recolhidas e ficaram guardadas na Casa da Cultura desde então.
Por se tratar de um monumento raro, a Prefeitura precisou recorrer a empresa especializada para elaborar o projeto de restauração. A execução do projeto está sendo realizado por uma equipe de restauradores da Cantaria Conservação e Restauro, de Minas Gerais.
A Prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Arte, Cultura e Lazer, trabalha para reinaugurar o Relógio do Sol em novembro de 2019, mês do aniversário de Franca.


Fonte - Prefeitura de Franca
Fonte de imagem - Prefeitura de Franca