Semana dos Animais foi marcada por homenagens

03 - 10 - 2019- Franca

Franca Franca

Está em andamento até esta sexta-feira, 4, as atividades marcando a passagem da Semana dos Direitos dos Animais, que foi instituída no calendário oficial da cidade, conforme o disposto no Código de Defesa dos Animais, de 2013. E a data de 4 de outubro foi estabelecida como o Dia Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, escolha baseada no fato dessa data ser dedicada a São Francisco de Assis, considerado o protetor dos animais.

Desde o domingo último, sob a coordenação das equipes do Conselho Municipal de Proteção Animal, algumas ações passaram a ser realizadas, culminando na última terça-feira, durante a primeira parte da sessão ordinária da Câmara, com algumas homenagens prestadas a personagens locais com dedicação a essa causa na parte matinal. No domingo ocorreu uma conscientização com os moradores e comunidade do bairro City Petrópolis, no Centro Comunitário, com distribuição de revistas tratando do tema ‘Posse Responsável’ e entrega de fichas de castração.

Em todos os anos o Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPAF), indica um personagem em destaque para ser homenageado, o que ocorreu durante a parte matinal da sessão do legislativo. A homenageada deste ano conjuntamente por legislativo e Prefeitura como ‘Amiga dos Animais’, foi Lindsay Guimarães Cardoso, pessoa reconhecidamente comprometida com essa causa. Diversas autoridades participaram da solenidade, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Donizete da Farmácia, com as presenças na mesa do vereador pastor Palamoni, do secretário de Saúde, José Conrado Dias Netto, da presidente da Comissão da Comissão de Proteção Animal da OAB-Franca, Maysa Kaluf, bem como do presidente do Conselho de Proteção Animal, Marcelo Ferreira Chagas, entre outras autoridades.

A programação para esta sexta-feira, será cumprida das 8 às 14 horas, com atividades educativas na Escola Estadual ‘Otávio Martins de Souza’, onde acontecerá a Feira de Ciências, na Vila Chico Júlio. Nessa ocasião, o enfoque será para o tema "Animal de estimação não é brinquedo não, é uma grande responsabilidade". Ação do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da Vigilância Ambiental, voltada para educar as crianças sobre o conceito de posse responsável, ou seja, “o proprietário de um animal deve se comprometer a satisfazer as necessidades básicas do seu animal, assim como prevenir todos os riscos que o animal pode correr ou causar!”

E fechando as atividades da semana, ainda na sexta-feira, ocorrerá o 1º Seminário de Proteção e Direitos dos Animais, na sede da OAB (Av. Major Nicácio, 2400), a partir das 19 horas, com entrada gratuita.


Fonte - Prefeitura de Franca
Fonte de imagem - Prefeitura de Franca