Prefeitura inicia programa Zera Fila nas UBSs

02 - 10 - 2019- Franca

Franca Franca

Contando com a presença adicional de 10 novos médicos, a Prefeitura de Franca dá início nessa quarta-feira, 2, de forma prática ao programa Zera Fila, depois de ter firmado um convênio na última semana com o Complexo Santa Casa para consultas ginecológicas. O objetivo maior é acabar com a fila de espera em diversas modalidades, além de ginecologia. Ao todo, serão beneficiadas 34.257 pessoas mediante investimento da Prefeitura de R$ 3,7 milhões. Nesta primeira etapa, 13 mil mulheres, já com encaminhamento médico, serão atendidas por um ginecologista. As pacientes serão informadas do dia e horário das consultas.

Os atendimentos serão prestados em seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com a equipe da Santa Casa e outras com equipes próprias da Prefeitura. As consultas serão de segunda a sábado nas UBSs: Jardim Aeroporto I e III, Jardim Luiz, Jardim Paulista, Vila Santa Terezinha e Vila São Sebastião. Uma reunião de treinamento na tarde dessa terça-feira, no Salão de Azul da Secretaria de Saúde, serviu para que algumas dúvidas fossem esclarecidas tanto junto aos médicos novos com as equipes de apoio.

O servidor Carlos Algarte, responsável pela área de TI (Tecnologia da Informação), explicou em detalhes a forma de utilização e alimentação do sistema com as informações dos pacientes, a partir do momento que é feito o registro na recepção. Ele pontuou item a item a forma de inserir os dados, solicitar os exames, prescrever medicação e preencher os diagnósticos, além de acessarem online os prontuários de exames junto aos laboratórios credenciados.

Segundo o secretário de Saúde, José Conrado Netto, existe uma necessidade na rede municipal com muitas pessoas sem conseguir agendar uma consulta, mas existe também, uma realidade que é o não comparecimento de outras pacientes quando o serviço é oferecido. A grande expectativa é que não ocorram faltas nas consultas previamente agendadas, o que acaba prejudicando outras pessoas que estão na espera. O prefeito Gilson de Souza esteve à tarde na reunião de treinamento com a equipe médica dando boas-vindas a eles e destacando a importância desse trabalho conjunto para atender aqueles que precisam.

Segundo o secretário, com essa integração entre o município e a Santa Casa será possível reduzir ao mínimo essa fila, até zerá-la. A segunda etapa terá início ainda este ano nos hospitais do Complexo Santa Casa com consultas em diversas especialidades: angiologia, cardiologia, dermatologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia e proctologia.


Fonte - Prefeitura de Franca
Fonte de imagem - Prefeitura de Franca