Prefeitura inaugura novo núcleo de alfabetização de adultos

20 - 08 - 2019- Franca

Franca Franca
A Prefeitura de Franca inaugurou nesta segunda-feira, 19, um novo núcleo de Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), localizado no Centro Dia do Idoso I, instalado na região Oeste da cidade, na Vila São Sebastião. O Núcleo atenderá 20 usuários do Centro Dia, com idades entre 65 e 90 anos. As aulas acontecerão no período da tarde, três vezes por semana.
    O prefeito Gilson de Souza destacou o esforço da equipe da Secretaria da Educação, empenhada de maneira permanente para diminuir a incidência de pessoas não alfabetizadas. Os números oficiosos apontam existir em torno de 7,5 mil pessoas na cidade que não sabem ler e escrever. “é missão da nossa gestão cuidar da nossa população. E os núcleos do AJA cumprem papel fundamental em inserir os mais necessitados no mundo da escrita e da leitura”, disse o prefeito.
   A aula inaugural do Núcleo AJA do CCI da Região Oeste contou com a presença de autoridades, da coordenadora do CCI, Camila Ribeiro Tomé, e da coordenadora do projeto de Alfabetização de Adultos da Secretaria Municipal de Educação, professora Rita Mozetti.
Atualmente, a Prefeitura conta com 26 salas de aula de AJA em funcionamento, atendendo cerca de 500 alunos em 18 núcleos. São espaços cedidos por escolas, Igrejas, Centros Comunitários, de Convivência de Idosos e outros. 
   Os resultados, segundo a professora Rita Mozetti, tem sido animadores, pelo aproveitamento dos alunos e a partir de um trabalho que começou a ser feito com as crianças nas escolas da rede. As equipes do AJA visitam as unidades, entregam avisos e pedem para avisarem os pais que não têm leitura para que procurem uma das unidades mantidas pela Prefeitura. 
    Isso tem dado resultado e feito com que aumente a cada mês o número de estudantes. Ela disse que existem espaços para abertura de novas classes, bastando apenas que seja identificada a demanda, ou seja, alunos.
O ensino é gratuito e conta com um quadro de professores especialmente treinados, que desenvolvem uma didática própria para tornar o aprendizado acessível. Esse núcleo do Centro Dia está sob a responsabilidade da professora Andreia Xavier e fica localizado na rua Voluntários Adriano Cintra, 1860, na Vila São Sebastião.
O Centro Dia do Idoso I, mantido pela Prefeitura de Franca, oferece atendimento especializado para 30 pessoas.

Fonte - Prefeitura de Franca
Fonte de imagem - Prefeitura de Franca