Em Franca, Biblioteca Sucursal da Estação já conta com novas instalações

31 - 12 - 2020- Franca

Franca Franca

A Biblioteca Sucursal da Estação ‘Olegário Ferreira’, a partir dessa semana está de casa nova, em instalações mais amplas e que passaram por uma completa readequação, organizada pela Secretaria de Planejamento Urbano. 

Embora fechada para o recebimento de consulentes em virtude das medidas de proteção contra a pandemia, o local recebeu espaços para atividades infantis e terá funcionando em seu espaço o Acessa SP, com serviços de informática à comunidade com um conjunto de computadores. 

O “Prof. Olegário Ferreira” foi um personagem com sua vida dedicada à educação e a Biblioteca foi inaugurada no dia 25 de novembro de 2003, no prédio da Estação Fepasa, na rua Frei Germano, 2095. 

Nessa semana, foi transferida para o mesmo prédio no número 2039, da mesma rua, onde até recentemente funcionou o antigo Cartório Eleitoral.

O local passou por readequações mediante uma reforma que contou com o projeto idealizado pela Arquiteta Roberta da Secretaria de Planejamento e buscou atender as necessidades do setor. 

Foi solicitada a criação do espaço infanto-juvenil, que possibilitará o recebimento de visitações de grupos de alunos de escolas públicas e privadas, além da comunidade em geral. 

No mesmo local estará sendo  reativado o Centro de Inclusão Digital com internet  gratuita, leituras de jornais e revistas, livros literários, de vestibular e de lazer, dentre outros.

Na avaliação da bibliotecária Clemência de Andrade, responsável pelas duas Bibliotecas Municipais, do centro que está instalada no Champagnat e Estação, esse novo espaço ficou bem amplo e arejado, com bancadas de estudo individual e coletivas. 

Ainda segundo ela, o atendimento do público voltará assim que houver autorização mediante Decreto com todos os protocolos exigidos. 

Desde o início da pandemia, em março de 2020, as bibliotecas municipais estão fechadas para atendimento do público

Parte da equipe encontra-se em teletrabalho e outros trabalhando presencialmente

O horário de funcionamento antes da pandemia era de segunda a sexta-feira de 8 h às 18 h é aos sábados de 8 h às 12 h. O acervo atualmente é composto por 18.025 livros tombados, mas ressalta a bibliotecária que a pandemia levou a reinvenção de atividades. Disse ter participamos de um edital da ONG Recode e Franca foi  selecionada e a equipe passou a oferecer cursos gratuitos de tecnologia de forma online, com certificado da Microsoft.-


Fonte - Jornal da Franca
Fonte de imagem - Jornal da Franca