Alma apresenta Concerto de Natal em formato inédito

22 - 12 - 2020- Ribeirão Preto

Ribeirão Preto Ribeirão Preto

A Academia Livre de Música e Artes – Alma apresenta no dia 23 de dezembro, às 20h, o tradicional Concerto de Natal, que este ano recebe o nome de “Alma do Mundo”. A transmissão será virtual pelo canal do Youtube da academia, com acesso gratuito, classificação etária livre e uma hora de duração.

Com formato inédito, exclusivamente digital, participam do Alma do Mundo, 90 alunos da academia, além da equipe de produção, captação de imagens e edição. Foram três meses de preparação, entre elaboração, planejamento, gravações em estúdio, depoimentos de convidados especiais, captação de imagens e edição de conteúdo.

Cumprindo todos os protocolos de segurança, algumas gravações foram realizadas em estúdio, e nos dias 5 e 6 de dezembro, aconteceram as captações gerais no palco do Theatro Pedro II. A proposta da apresentação neste formato faz parte do planejamento adaptado à distância, em cumprimento às normas sanitárias contra a disseminação do novo coronavírus.

Para Lucas Galon, vice-presidente, diretor artístico e pedagógico da academia, “O tradicional concerto de celebração de Natal, que a Alma realiza, vem, como sempre, repleto de novidades. A adaptação forçada pela pandemia acabou por estimular a criatividade da direção artística do espetáculo e a vontade de tocar, reprimida pela situação atual, proporcionou verdadeiro entusiasmo em nossos alunos. Está imperdível”.

Fazem parte do Concerto de Natal: Alma do Mundo, a Orquestra Jovem Acadêmica, Coros infantil e juvenil, solistas de canto e, ainda, o corpo estável de balé da academia, dirigido pela professora Marisol Gallo. O concerto tem a direção artística da professora Snizhana Drahan, que também faz a regência coro, e regência da orquestra de Bogdan Dragan, também responsável pelos arranjos das composições.

Segundo Marisol Gallo, o Concerto de Natal contará com a diversidade de formas artísticas ensinadas na academia, trazendo ao palco instrumentistas, cantores em solos, coralistas e bailarinos. “Reunir todas essas artes de forma virtual é um grande desafio, mas que expressa a nossa essência. Mesmo em tempos tão difíceis, com formato diferenciado, desta vez sem o calor dos aplausos tão almejados pelos artistas, ainda assim vamos conseguir emocionar o público”, explica.

A pandemia atingiu a todos mundialmente. As pessoas tiveram as rotinas modificadas, seus trabalhos sofreram constante mudança, a educação e o aprendizado amplamente adaptados. E não foi diferente com a produção artística, ao ter que lidar com as dificuldades de criação e execução à distância, além dos inúmeros protocolos de segurança, todos foram forçados a enfrentar esse desafio e vocacionados à superação, estando diariamente vencendo os obstáculos de um ano atípico.

Para a presidente da Alma, Dulce Neves, mesmo com as relações reduzidas ao contato virtual, a frieza de um concerto sem público, a academia conseguiu realizar tudo aquilo que foi possível. “Como um presente aos nossos alunos e àqueles que nos acompanham, o Concerto de Natal – Alma do Mundo, nos devolve um sentido de alento em meio às dificuldades, como luz na escuridão e como um ato de esperança”, conclui.

A Alma confirma seu compromisso com a arte, e se mostra confiante em relação à evolução da educação, do ensino e do aprendizado, através das mudanças e adaptações necessárias ao momento atual. A academia é uma associação privada sem fins lucrativos, que trabalha com o aperfeiçoamento de jovens talentos, principalmente na música, cumprindo seu propósito de oferecer excelência artística a alunos de Ribeirão Preto e região. Seus cursos são gratuitos e contam com o apoio de empresas que utilizam leis de incentivo para patrocinarem os projetos.

Em 2020, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, estão sendo mantidas pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, com patrocínios das seguintes empresas: Usina Alta Mogiana S/A. Açúcar e Alcool, Ambient, Samar, Foz de Jeceba Engenharia Ambiental, Tracan, Suprir, Basequimica, Grupo São Francisco, Santa Helena Alimentos, Interunion e Luiz Tonin Atacadista e Supermercados. Além disso, a Alma conta com patrocínios da GasBrasiliano, Tereos, Usina Vertente e RibeirãoShopping.

 

Serviço:

Concerto de Natal – Alma do Mundo

Data: 23 de dezembro

Horário: 20h

Transmissão: Canal do Youtube da Academia Livre de Música e Artes

Acesso: Gratuito

 

Repertório: Concerto de Natal: Alma do Mundo

Jackson (1958-2009). Heal the world

A.H. Malotte (1787-1863). The Lord’s prayer

Tchaikovsky (1840-1893). Quebra-nozes. Valsa das flores.

Pierpont (1822-1893). Jingle bells

Lovland (1955*). Song from a Secret Garden

Berlin (1888-1989). White Christmas

Rutter (1945*). Look at the world

Padre Marcelo (1967*). Pai nosso

Cohen (1934-2016). Hallelujah

D.Downes (1945*) / B.Graham (1945*) / R.Emerson (1950*). Sing out


Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Verdade On