HOME
» Guia Virtual
» A Cidade
» Anúncios
» Apoio
» Central de Fotos
» Conselhos Municipais
» Contato
» CROWD
» Eventos
» Guia Internet
» Mapa Digital
» Noticias Comerciais
» Notícias da Região
» Notícias Educativas
» Quem Somos
» Telefones Úteis

FRANCA
» Artistas de Franca
» Escritores de Franca
» Esportes de Franca
» Fotos de Franca
» Franca Shopping 2011
» Museu Histórico de Franca
» Museu Virtual de Franca
» Músicos de Franca
» ONGs
» Secretarias de Franca
» Senac Franca Moda e Estilo

DIVERSÃO
» Cinemas
» Horóscopo
» Piadas
» Receita da Semana

ÚTEIS
» Agricultura
» Dólar
» Fuso Horário
» Horário de Circulares
» Horário de Viações
» Loterias
» Tempo
 

23º Festival Tanabata Ribeirão Preto - 22/03/2017


Em sua 23ª edição, o Festival Tanabata leva para o Morro do São Bento, de 14 a 16 de julho, um pedaço do Japão, um dos países asiáticos mais enigmáticos e fortes em suas tradições e que desperta a curiosidade e o fascínio de milhares de brasileiros, como de tantos ribeirão-pretanos.

São três dias de festa com mais de 100 atrações, que contemplam música, artes marciais, dança, oficinas, artesanatos, cosplay e a tradicional culinária japonesa.

O Tanabata é uma festa tradicional da cultura japonesa baseada em uma lenda chinesa existente há 4.000 anos adaptada pelos japoneses há mais de 1.300 anos e que, desde 1993 acontece também em Ribeirão Preto, recebendo um público de cerca de 60 mil pessoas durante todo o evento.

O principal objetivo do Tanabata é divulgar cada vez mais a força e beleza da cultura japonesa. Assim, quem vai ao Complexo Cultural Antonio Palocci, mais conhecido por Morro do São Bento, em Ribeirão Preto, quando o Festival começa, poderá se sentir mais pertinho do Japão, com uma variedade de atrações, como: música, danças, pipas, cosplay, shows, artes marciais, roupas, objetos, exposições, Ikebana, Joreih, Origami, Bonsai, Mangá, além das famosas comidas japonesas.

O Festival Tanabata é realizado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura, com a participação da Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto, Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto e Templo Budista Tohoku Nambei Honganji.

O 23º Festival Tanabata será nos dias dia 14/07 (sexta-feira), 15/07 (sábado) e 16/07/2017 (domingo).

Evento acontece de 14 a 16 de julho no Morro do São Bento

Com o objetivo de divulgar a cultura japonesa e sua força no interior de São Paulo, o 23º Festival Tanabata, que será realizado de 14 a 16 de julho, no Morro do São Bento, está com inscrições abertas para expositores nos setores culinário, presentes, decoração, utilidades domésticas, vestuário e serviços que estejam ligados diretamente à cultura japonesa.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de abril pelo e-mail festivaltanabatarp@gmail.com

O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no - www.cultura.ribeiraopreto.sp.gov.br - site da Secretaria de Cultura.

O evento conta com oficinas de Origami, Mangá e Bonsai, apresentações de danças folclóricas e tradicionais, Bon Odori, apresentação de Taiko (tambores), show de cantores nacionais (karaokê), vestuário, culinária japonesa, entre outros.

O Tanabata é uma realização da Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto e Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura. Mais informações com Fábio pelo telefone (16) 3636-1206, ramal 226.

Origem

O Tanabata é uma festa tradicional da cultura japonesa baseada em uma lenda chinesa existente há 4.000 anos adaptada pelos japoneses há mais de 1.300 anos.
O Tanabata Matsuri ou Festa das Estrelas e sua lenda têm origens em um festival chinês chamado kikkoden, que chegou ao país no período Heian (794-1185). Comemoração realizada apenas pelos nobres, que se popularizou no período Edo (1603-1867) quando Date Masamune, rei do norte do Japão no início do século XVII promoveu em Sendai, uma festa em homenagem às mulheres e crianças onde elas recebiam o deus da água na sua oficina de tear e passavam a noite tecendo. No dia seguinte, elas presenteavam o deus da água com o tecido já pronto. Estas mulheres eram denominadas tanabatatsume. Tanabata seria abreviatura de tanabatatsume, cuja tradução é tecelã. Desde então, o Tanabata é comemorado todos os anos, mas teve seu recesso durante as guerras. Após o conflito mundial foi importante comemorar a data para que novas esperanças alegrassem o povo japonês. (fonte site: Aliança Cultural Brasil Japão 26/04/2005- Japão de A a Z).
Tanabata em Ribeirão Preto

Devido a grande concentração de imigrantes japoneses e descendentes em Ribeirão Preto e região e pela absorção e fascínio que a cultura japonesa possuía e poderia proporcionar a cidade, a festa foi introduzida no calendário oficial de eventos da cidade desde 1994.
O Festival Tanabata tem como objetivo estreitar as relações entre a colônia japonesa e a comunidade em geral, ao mesmo tempo em que desperta e reforça o interesse da sociedade na formação e transferência do conhecimento desta cultura milenar.

Através das suas várias manifestações artísticas: danças folclóricas, música e seus delicados instrumentos (shamizen, shakura, etc.), artes marciais, tambores japoneses (taiko), canto (karaokê), artes plásticas (pintura, origami, kirigami, etc), arranjos florais (Ikebana), cultivo de árvores em miniaturas (Bonsai) há o fortalecimento da cultura de um povo aos seus descendentes estimulando a formação de uma sociedade Nipo-Brasileira fortemente alicerçada na Educação e na Cultura.

Na cultura japonesa temos vários conceitos ao nosso alcance para orientar o estilo de vida ocidental com os ensinamentos de um povo discreto e disciplinado. O Tanabata, festa tradicional no Japão, reflete este reconhecimento. A cada ano que passa atrai mais pessoas interessadas em conhecer e, sobretudo vivenciar essa sabedoria.

é esta mistura de aprendizados que se faz cada ano melhor a experiência de proporcionar três dias de tradição e de reflexão ao público que prestigia o Festival Tanabata e um futuro aprimoramento e construção de novos saberes.

A 22º edição, o evento ganhou um segundo palco, voltado para o público jovem, com o espaço Seinen Kai, que significa espaço jovem e será montado na Praça Alto do São Bento. A idéia é trazer também para o Festival de Ribeirão, o formato Japan Pop, buscando mesclar a cultura tradicional e a cultura Pop japonesa. A cultura Pop japonesa, cada dia mais se fortalece e é praticada no mundo todo e agora, vem só somar e enriquecer ainda mais o Tanabata de Ribeirão Preto.

Além do Seinen Kai, serão realizadas Oficinas de furoshiki, kirigami, mangá, origami, concurso de cosplay, artes marciais, torneio de card games, taiko, culinária japonesa e muito mais.

Você sabia que:

Card Game: é um jogo de cartas colecionáveis, são jogos de estratégia nos quais os participantes devem derrotar um ou mais oponentes com um baralho que ele mesmo monta, seguindo uma estratégia própria.

O objetivo varia de jogo para jogo, assim como suas regras, mas o que todos esses jogos tem em comum, são as estampas ilustrativas sobre um determinado assunto. Geralmente, estas imagens encantam os colecionadores, pois unem a beleza das imagens ao entretenimento do jogo. Esta modalidade de jogos vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil e no Mundo.

Cosplay: é uma abreviação de costume play, é o ato de se caracterizar com seu personagem favorito do universo dos animes (desenhos japoneses), ficção cientifica e fantasia, com a qual a pessoa se identifique muito, seja com sua personalidade, história de vida, valores morais ou culturais. Esse costume começou no Japão na década de 80 e desde então, acompanha todos os eventos de Animes e Mangás, onde se espalhou, até chegar ao que é hoje, uma parte da cultura japonesa.

No Japão, não é difícil achar pessoas andando normalmente vestidas de seus personagens favoritos.

A parte crucial do Cosplay é a atuação, ou seja, interpretar o personagem reproduzindo sua personalidade, postura, falas conhecidas e gestos típicos dele.

Benefícios da prática do Cosplay: ajuda muito no desenvolvimento da criança, porque ensina a superar desafios e explorar a sua criatividade e imaginação, incentivando a área artística.

Mas o mais importante é que este desenvolvimento é guiado por valores destes heróis, geralmente associados à honra, ao respeito, coragem e abnegação.

Existem muitos eventos de Cosplay pelo mundo, tendo até competições dos melhores cosplayers. O Cosmaker, é o responsável criador dos acessórios, roupas e afins desse costume.

Arte marcial: hoje, o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental, com ou sem o uso de armas tradicionais (armas brancas).

No oriente, um monge em sua peregrinação pela busca da perfeição de mente e corpo, encontrou um povoado oprimido por oficiais da lei local que, agindo com o consentimento do senhor feudal, podiam usar armas brancas e cometiam atrocidades sob o pretexto de agirem legalmente. Após tal vislumbre, o monge começou "na surdina", a ensinar aos camponeses como se defenderem utilizando todos as ferramentas básicas de trabalho no campo. Também existem outros termos mais adequados para a definição destas artes, como Bu-Shi-Do no Japão, que também significa artes de guerra ou "caminho do Guerreiro".

Muitas destas artes de guerra deram origem a artes que são praticadas atualmente em todo o mundo, como: Aikido, Karatê, Jiu-jitsu, Judô, Kendo, Ninjutsu e etc.

Animeke: Karaoke(ê) ou caraoque(ê) é um substantivo japonês formado pelas palavras kara ("vazia") e kesutora ("orquestra"). Trata-se de um hobby de origem japonesa no qual as pessoas cantam versões instrumentais de músicas. No Animeke é composto por musicas de Anime e J-pop.

Karaoke foi inventado por Daisuke Inoue (nascido em 10/05/1940 em Osaka), que em 1971 montou e alugou os primeiros 11 aparelhos para bares em Kobe (e recebeu por isso em 2004 o prêmio IgNobel da Paz).

Infelizmente, ele não patenteou sua invenção e os aparelhos, fitas de reprodução e os CDs foram logo feitas pela indústria do entretenimento. Daisuke ganhou praticamente nada com a sua invenção, que agora é mundialmente famosa, proporcionando alegria e descontração a milhões de pessoas.

Mangá: é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Sua origem está no Oricom Shohatsu (Teatro de Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá.

Infra-estrutura e local

A estrutura conta com 40 expositores distribuídos em três áreas distintas sendo duas áreas destinadas para alimentação e uma área para produtos secos: objetos artesanais, decoração e serviços.

Um palco montado parte na mais alta do Parque Municipal Morro do São Bento proporciona ao público maior visibilidade dos espetáculos.

Toda a área que compreende o Parque Municipal Morro do São Bento, inclusive o espaço aéreo, é decorado com kussudamas (enfeite confeccionado com flores e fitas de papel colorido representando as estrelas Veja e Altair). Também são montados arcos verdes de bambu com enfeites que lembram gigantes cometas com cauda (referindo-se as estrelas da lenda), todos confeccionados pela comunidade japonesa e expositores durante os dois meses que antecedem a comemoração. Toda esta decoração é feita em uma área arborizada que dá fundos ao Bosque Municipal “Fábio Barreto” o que proporciona um ar nostálgico ao local que fica próximo ao Teatro Municipal e Teatro de Arena.

O evento é aberto ao público, com entrada gratuita e uma excelente oportunidade de encontro com a tradição japonesa, sua culinária exótica, shows de dança, shows de Taikô (tambores japoneses) músicas tradicionais, oficinas de Ikebana, origami, bonsai e pipas, e exposições de artes plásticas e uma variedade de objetos e produtos japoneses.


Fonte notícia: Ribeirão PReto

Fonte imagem: Ribeirão PReto
 
 
» Ribeirão Preto » Ribeirão Preto recebe em maio, curso inédito de "Marketing Digital - 02/05/2017
» Ribeirão Preto » Inscrições para expor na 23ª edição do Tanabata termina nesta semana - 18/04/2017
» Cristais Paulista » Cristais Paulista terá o 1º torneio de vôlei de praia - 19/04/2017
» Rifaina » Casa da Cultura Rui Reis inicia Projeto Leitura com alunos de 5º e 6º anos - 11/04/2017
» Ribeirão Preto » Caratecas de Ribeirão Preto garantem 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista - 12/011/2017
» Ribeirão Preto » 100 DIAS: Ribeirão Preto atinge 91% de cobertura contra a Febre Amarela - 13/04/2017
» Batatais » APAE Batatais continua com a venda de bilhetes da Ação União de Forças - 17/04/2017
» Ribeirão Preto » Prefeito entrega certificados aos alunos da Fundação de Formação Tecnológica - 27/04/2017
» Ribeirão Preto » Prefeitura mantém redução no gasto com servidores de cargos em comissão - 26/04/2017
» Ribeirão Preto » Judô de Ribeirão Preto apresenta equipe para 2017 - 22/02/2017
» Ribeirão Preto » Ciclismo de Ribeirão Preto inicia 2017 confiante em grandes conquistas - 08/02/2017
» Outras Cidades » Confira a programação de fevereiro no Museu Casa de Portinari em Brodowski - 07/02/2017
» Ribeirão Preto » Creches municipais incentivam aleitamento materno com “Mamotecas” - 03/02/2017
» Pedregulho » INFORMATIVO BOLSAS DE ESTUDO ITUVERAVA/SP - 03/02/2017
» Rifaina » Rifaina terá ação ambiental para limpar a represa - 06/02/2017
» Rifaina » Prefeito exige medidas e CPFL vai solucionar quedas de energia em Rifaina - 23/02/2017
» Rifaina » Guarda-vidas de Rifaina recebem equipamentos de reforço da Operação Verão - 09/02/2017
» Ribeirão Preto » Cava do Bosque abre inscrições para o programa de esportes na próxima segunda-feira - 10/02/2017
» Cristais Paulista » Médicos vão atender até as 22:00 em Cristais Paulista - 13/02/2017
» Outras Cidades » 851 vagas do Projeto Guri na região de Franca - 13/02/2017
» Rifaina » Mergulhadores e voluntários limpam represa do Rio Grande em Rifaina - 14/02/2017
» Ribeirão Preto » Sala de vacinação da UBS da Vila Abranches reabrirá na próxima semana - 15/02/2017
» Outras Cidades » Reposição de ICMS para municípios com hidrelétrica beneficia cidades da região - 16/02/2017
» Outras Cidades » Novo comandante assume Junta Militar de Franca e região - 17/02/2017
» Ribeirão Preto » USP Ribeirão Preto abre inscrições para Universidade da Terceira Idade - 20/02/2017
» Ribeirão Preto » Transerp lança campanha para evitar acidentes de trânsito no Carnaval - 21/02/2017
» Ribeirão Preto » Presidente do Fundo Social participa de reunião de trabalho no Palácio dos Bandeirantes - 06/04/2017
» Rifaina » Planejamento empresarial tem oficina do SEBRAE nesta terça no centro de eventos - 07/04/2017
» São Joaquim da Barra » ETEC de São Joaquim abriu inscrições para Seletivo de professores - 10/04/2017
» Outras Cidades » Rifaina cai na chave com Orlândia e Franca na 33ª Taça EPTV de Futsal - 27/02/2017
» Cristais Paulista » Conjunto habitacional é entregue em Patrocínio - 24/04/2017
» Ribeirão Preto » Cruzamento da zona Sul ganha renovação de sinalização - 20/04/2017
» Rifaina » Demolição de ranchos é tema de encontro nesta sexta em Rifaina - 10/03/2017
» Outras Cidades » Museu Casa de Portinari faz 47 anos na terça e anuncia Programa de Parceiros - 13/03/2017
» Pedregulho » Prefeitura garante contratos para geração de empregos e serviços essenciais - 01/03/2017
» Ribeirão Preto » Implantação do programa 5S na Cohab-RP cria área e descarte para inservíveis - 02/03/2017
» Ribeirão Preto » Arthur Moreira Lima se apresenta em Ribeirão Preto - 31/03/2017
» Outras Cidades » Museu Casa de Portinari divulga roteiro de seus programas para abril - 04/04/2017
» Ribeirão Preto » Secretário representa prefeito no 4º AgroEncontro - 05/04/2017
» Outras Cidades » Polos da Usina da Dança prorroga inscrições em quatro cidades da região - 24/02/2017
» Batatais » APAE Batatais lança projeto Empresa Amiga - 27/03/2017
» Ribeirão Preto » Fundo social busca parceria com empresas de reciclagem - 28/03/2017
» Ribeirão Preto » Recadastramento de Servidores Municipais começa na próxima semana - 24/03/2017
» Outras Cidades » Fazenda Boa Sorte terá novas fontes de captação de água - 27/03/2017
» Rifaina » Sistema de Lousas Digitais Netbil faz nova capacitação de educadores em Rifaina - 29/03/2017
» Pedregulho » Pedregulho continua com Operação Tapa Buracos recuperando ruas da cidade - 30/03/2017
» Ribeirão Preto » Centro Cultural Quintino II recebe serviços de limpeza e manutenção - 03/04/2017
» Rifaina » Rifaina vai à abertura da Taça EPTV e se prepara para estréia na quinta-feira - 06/03/2017
» Rifaina » Escritório SEBRAE Móvel atenderá empreendedores em Rifaina de 13 a 17/03 - 03/03/2017
» Cristais Paulista » Cristais Paulista abre vagas para curso de preparação para gestantes - 07/08/2017
» Ribeirão Preto » Novo Shopping recebe em fevereiro "Mamamóvel" para prevenção e orientação - 01/02/2017
» Pedregulho » Ação Social anuncia verbas para projetos sociais em Pedregulho - 02/02/2017
» Ribeirão Preto » XV Congresso de Produção e Comercialização de Ovos reúne 500 pessoas - 23/03/2017
» Rifaina » Futsal de Rifaina quer casa cheia hoje contra Orlândia pela taça EPTV - 21/03/2017
» Ribeirão Preto » 23º Festival Tanabata Ribeirão Preto - 22/03/2017
» Pedregulho » Governo de Pedregulho faz compra imediata de R$ 1.2 milhão em remédios - 15/03/2017
» Outras Cidades » CEMIG mantém operação das Usinas Hidrelétricas de Jaguara e Volta Grande - 16/03/2017
» Outras Cidades » AMEs de Franca e Ituverava entram no megamutirão de saúde - 17/03/2017
» Rifaina » Com imagens de drone e lei que prevê multa, Rifaina aperta cerco contra aedes - 20/03/2017
» São Joaquim da Barra » Alunos da EJA de São Joaquim da Barra passam a ter aulas de informática - 14/03/2017
» Ribeirão Preto » Prefeito revela interesse na implantação do Cejusc Fiscal em Ribeirão Preto - 08/03/2017
» Patrocinio Paulista » CDHU abre inscrições para o sorteio de 236 moradias em Patrocínio Paulista - 09/03/2017
» Pedregulho » Inscrições para bolsa de estudos já começaram - 03/05/2017
» Ribeirão Preto » Prefeito participa de workshop internacional na Agrishow - 04/05/2017
» Outras Cidades » Com ações especiais, Sebrae-SP promove Semana do MEI em Franca e região - 04/05/2017
» Orlândia » Comam realiza 3ª reunião do Meio Ambiente em Orlândia - 05/05/2017
» Ribeirão Preto » Parque das Oliveiras recebe ação do “Passa a Limpo Ribeirão” - 08/05/2017
» Batatais » APAE Batatais realiza tradicional evento no próximo dia 20 - 09/05/2017
» Ribeirão Preto » Imprensa já pode se credenciar para acompanhar a Virada Cultural - 10/05/2017
» Cristais Paulista » Lixeiras ecológicas são instaladas em Cristais Paulista - 11/05/2017
» Ribeirão Preto » “Dia D” contra a gripe influenza será neste sábado - 12/05/2017
» São Joaquim da Barra » Atletas de Saão Joaquim da Barra são campeões no vôlei de praia sub 19 - 15/05/2017
» Ribeirão Preto » 5º Festival Nacional de Teatro já tem espetáculos para a abertura - 16/05/2017
» Ribeirão Preto » Educação orienta reposição de aulas nas escolas municipais - 17/05/2017
» Ribeirão Preto » RibeirãoShopping traz exposição de bicicletas retrô e workshops sobre ciclismo - 17/05/2017
» Cássia » Luiz Cruz de Oliveira receberá homenagem na 1ª Feira do Livro de Cássia - 18/05/2017
» Ribeirão Preto » Hemocentro de Ribeirão Preto abre concurso para oito funções diferentes - 19/05/2017
» Ribeirão Preto » Palácio Rio Branco receberá visita monitorada de alunos da rede pública - 22/05/21017
» Cristais Paulista » Programa de emprego tem quase 200 inscritos em Cristais Paulista - 23/05/2017
» Rifaina » Pista Oficial do Parque Ecológico tem Primeiro Campeonato de Skate - 24/05/2017
 

Home | Quem Somos | Contato | Welcome Foreign Visitors

#13765250# - Francasite.com© Copyright 2017

Desenvolvimento Gnove WebStudio 2017